“ORGANIZAR BIBLIOTECAS É EXERCER DE UM MODO SILENCIOSO A ARTE DA CRÍTICA” (J. L. BORGES)
É LAMENTÁVEL QUE AS BIBLIOTECAS DE NOSSAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTEJAM OCIOSAS, FECHADAS, COM O ACERVO CRIANDO MOFO E A “DEUS DARÁ”, COMO DIZEM OS ANTIGOS, ESPERANDO POR UM RESPONSÁVEL QUE REALMENTE INTERAJA E COLOQUE PARA FUNCIONAR ESSE ESPAÇO TÃO PRIMORDIAL PARA NOSSOS ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR. A ATUAL ADMINISTRAÇÃO DIZ TER NA “EDUCAÇÃO PÚBLICA UM COMPROMISSO”… É O QUE SE VÊ?
“UMA ESCOLA SEM BIBLIOTECA É COMO UMA FORTALEZA SEM ARSENAL”
NÓS DO SINTERMUT, PRIMAMOS PELA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO E PELO RESPEITO E QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE LEITURA ( AO CONTRÁRIO DO ATUAL SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, QUE DEIXA AS BIBLIOTECAS ESCOLAS SEM RESPONSÁVEIS PARA ATUAR E PROMOVER A LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR, ATITUDE NADA EDUCATIVA! ) ESTAMOS TRABALHANDO PARA QUE TAL META SEJA ALCANÇADA E UMA DAS PROPOSTAS EM EXECUÇÃO É A ORGANIZAÇÃO DE UM CANTINHO DE LEITURA COM ACERVO SINDICOEDUCACIONAL, EM NOSSA SEDE, ONDE VOCÊ PODERÁ EMPRESTAR TÍTULOS TAIS COMO
- Revistas Escola Nova e Vida e Saúde;
- Informativos de outros sindicatos da região;
- Periódicos e jornais;
- LDB, CLT, ESTATUTOS, LEIS E DECRETOS;
- Literaturas diversas.
LEIA ESSE TRECHO:
[…]Em que essas ideias contribuem para o fazer pedagógico crítico? Como traduzí-las para a sala de aula? Por quais ações práticas se efetua a mediação entre a transmissão do conhecimento e a prática social? Em que consiste a teoria pedagógica assentada na prática social e histórica e seu complemento, a didática? Quais os fundamentos e as diretrizes orientadoras de uma didática que auxilie o professor a dimensionar ações concretas pelas quais se efetua a articulação dos conteúdos escolares com as condições de vida, meio social, classe, motivações e aspirações dos alunos, em função dos objetivos sociais da escola?[…]
TRECHO DE ” Democratização da escola pública – A pedagopgia crítico-social dos conteúdos,” José Carlos Libâneo, Edições Loyola,11a. ed., Coleção Educar-v1
ENTÃO, ESTAMOS COMBINADOS, VAMOS NOS DESPEDINDO COM MAIS UMA PÉROLA
“LER É INTERAGIR”
MiRiAm