TOPO

B I B L I O T E C A (SINDICAL)

“ORGANIZAR  BIBLIOTECAS É EXERCER DE UM MODO SILENCIOSO A ARTE DA CRÍTICA” (J. L. BORGES)


É LAMENTÁVEL QUE AS  BIBLIOTECAS DE NOSSAS ESCOLAS MUNICIPAIS ESTEJAM OCIOSAS, FECHADAS,  COM O ACERVO CRIANDO MOFO E A “DEUS DARÁ”, COMO DIZEM OS ANTIGOS, ESPERANDO POR UM RESPONSÁVEL QUE REALMENTE INTERAJA E COLOQUE PARA FUNCIONAR ESSE ESPAÇO TÃO PRIMORDIAL PARA NOSSOS ALUNOS, PROFESSORES E COMUNIDADE ESCOLAR.  A ATUAL  ADMINISTRAÇÃO DIZ TER  NA “EDUCAÇÃO PÚBLICA  UM  COMPROMISSO”… É O QUE SE VÊ?

“UMA ESCOLA SEM BIBLIOTECA É COMO UMA FORTALEZA SEM ARSENAL”

NÓS DO SINTERMUT, PRIMAMOS PELA QUALIDADE DO ENSINO PÚBLICO E PELO RESPEITO  E  QUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE LEITURA ( AO CONTRÁRIO DO ATUAL SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO, QUE DEIXA AS BIBLIOTECAS ESCOLAS SEM RESPONSÁVEIS PARA ATUAR E PROMOVER A LEITURA NO ESPAÇO ESCOLAR,  ATITUDE  NADA EDUCATIVA! ) ESTAMOS  TRABALHANDO PARA QUE TAL META SEJA ALCANÇADA E UMA DAS PROPOSTAS  EM EXECUÇÃO É A ORGANIZAÇÃO DE UM CANTINHO DE LEITURA COM ACERVO SINDICOEDUCACIONAL, EM NOSSA SEDE, ONDE VOCÊ PODERÁ EMPRESTAR TÍTULOS  TAIS COMO

  • Revistas Escola Nova e Vida e Saúde;
  • Informativos de outros sindicatos da região;
  • Periódicos e jornais;
  • LDB, CLT, ESTATUTOS, LEIS E DECRETOS;
  • Literaturas diversas.


LEIA ESSE TRECHO:

[…]Em que essas ideias contribuem para o fazer pedagógico crítico? Como traduzí-las para a sala de aula? Por quais ações práticas se efetua a mediação entre a transmissão do conhecimento e a prática social? Em que consiste a teoria pedagógica assentada na prática social e histórica e seu complemento, a didática? Quais os fundamentos e as diretrizes orientadoras de uma didática que auxilie o professor a dimensionar ações concretas pelas quais se efetua a articulação dos conteúdos escolares com as condições de vida, meio social, classe, motivações e aspirações dos alunos, em função dos objetivos sociais da escola?[…]

TRECHO DE ” Democratização da escola pública – A pedagopgia crítico-social dos     conteúdos,” José Carlos Libâneo, Edições Loyola,11a. ed., Coleção Educar-v1

ENTÃO, ESTAMOS COMBINADOS, VAMOS NOS DESPEDINDO COM MAIS UMA  PÉROLA

“LER É INTERAGIR”

MiRiAm

Deixe um comentário

Your email is never published nor shared.

You may use these HTML tags and attributes:<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>